• RMF

Os Tr3s Porcos fazem apresentação no Largo do Arouche em SP


Montagem d'A Próxima Companhia se inspira em fábula infantil para falar sobre especulação imobiliária e disputa de território

Espetáculo d’A Próxima Companhia que estreou em 2015, OS TR3S PORCOS circula por praças ruas e espaços culturais desde a sua primeira apresentação. Agora, a peça se apresentará gratuitamente no Largo do Arouche, no próximo dia 21 de Fevereiro, quinta, às 19 horas.

A circulação do espetáculo faz parte do projeto Tebas - A cidade em disputa, contemplado pela 32ª edição do Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo.

OS TR3S PORCOS surgiu da necessidade de se entender a própria cidade como dramaturgia através da linguagem da rua e do circo, tratando de forma lúdica e cômica a questão habitacional, a especulação imobiliária e a falta de moradia, tão comum em nossas grandes cidades.

Inspirada na fábula Os Três Porquinhos e utilizando a máscara do palhaço, o espetáculo foi concebido para ser apresentado em praças, ruas e locais de grande movimento.

Em cena, Caio Franzolin, Caio Marinho e Gabriel Küster utilizam acrobacia, pirotecnia, elementos característicos do circo, bem como uma estrutura dramatúrgica com expedientes épicos, cenários e figurinos alegóricos criando uma atmosfera que aproxima e interage com o público passante.

A junção entre a estrutura da fábula e os elementos do circo são utilizados para dar força à discussão do espetáculo sobre a habitação nas grandes metrópoles. A dramaturgia foi elaborada por Renato Mendes a partir do argumento criado pelos atores e do material levantado em improvisações.

Assina a direção do espetáculo Rafaela Carneiro ex-integrante da Brava Companhia, a direção musical e composições originais são de Luciano Antonio Carvalho, ambos com reconhecida experiência no teatro de rua.

A história mostra os três porcos em busca de um lugar para construir suas casas. O conto infantil desta vez dirige-se também aos adultos e se passa na cidade, onde o espaço está cada vez mais disputado com o Lobo, o dono do lugar, que fará de tudo para obrigar os porcos a beneficiá-lo e impedir que eles atrapalhem a manutenção e a construção de seus empreendimentos.

Sobre Tebas - A Cidade em Disputa

O projeto contemplado pela 32ª edição do Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo, Tebas - A Cidade em Disputa visa potencializar as ações e pesquisas teatrais que são desenvolvidas desde 2009 pelos artistas que hoje formam o núcleo artístico d’A Próxima Companhia.

Estas ações serão realizadas tanto em sua sede-espaço independente, que tem por vocação promover circulação e intercâmbios potentes de coletivos, obras, seus modos de produção e criação - localizada nos Campos Elíseos, quanto por diferentes regiões da cidade.

O impulso criativo para a concepção do projeto parte da obra Os Sete Contra Tebas de Ésquilo, do território onde o grupo está sediado há quase dois anos, e das questões sobre as cidades e nossos pertencimentos nas disputas que se apresentam em nosso tempo.

O projeto envolve a circulação e temporada de dois espetáculos do repertório do grupo - Enquanto Chão e Os Tr3s Porcos, sete intervenções em espaços públicos e a montagem do novo espetáculo a partir da obra de Ésquilo em relação com a cidade, além de ações de aprimoramento artístico, laboratórios de compartilhamento de pesquisas do grupo, atividades formativas e ainda potencialização das atividades desenvolvidas e recebidas na sede do grupo, firmando mais este espaço na região.

Site: http://www.aproximacompanhia.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/aproximacompanhia

Instagram: https://www.instagram.com/aproximacompanhia/

Para roteiro

OS TR3S PORCOS - De 21 de Fevereiro, quinta, às 19 horas, no Largo do Arouche, 256.

Grátis (não é necessário retirar ingressos).

Duração - 55 minutos.

Recomendado para maiores de 06 anos.

Concepção e Atuação - Caio Franzolin, Caio Marinho e Gabriel Küster.

Direção - Rafaela Carneiro. Direção Musical - Luciano Antônio Carvalho.

Dramaturgia - Renato Mendes.

Provocação Cênica - Carminda Mendes André.

Cenografia - Caio Marinho.

Figurinos - Caio Franzolin e Magê Blanques.

Produção - Radar Cultural Gestão e Projetos A Próxima Companhia.

Por Vanessa Fontes - SP

Ass. de Imprensa

Colaboradora na RMF/OnLine

#dAPróximaCompanhia #OSTR3SPORCOS #PORCOS

5 visualizações

   ®2020 by Revista Mundo da Fama On Line