• RMF/Leonardo Guarniero

Programação CCBB SP Dezembro 2018


Curta toda nossa programação!

Acorde! O Cinema de Spike Lee

Local: Cinema

Até 3 de Dezembro

Cineasta, escritor, produtor e ator estado-unidense, além de professor de cinema na Universidade de NY, Spike Lee é considerado o precursor da Black New Wave, desde que estreou no Festival de Cannes em 1986, com o filme “Ela Quer Tudo”, que se destacou ao contar a história de personagens negros para o público negro.

Seus melhores trabalhos como documentarista são da última década, pouco assistidos pelo público brasileiro. A mostra busca reapresentar o cineasta sob a ótica do século XXI, constatando como o seu cinema permanece urgente e seu discurso inclusivo. A retrospectiva exibe 23 longas e 4 clipes musicais, além de uma aula magna e um debate.

Confira a programação completa no fôlder da mostra.

Classificação Indicativa de acordo com o filme.

Mostra de Cinema Norueguês

Local: Cinema

05 a 17 de Dezembro

Pelo segundo ano, a Embaixada da Noruega em Brasília e o Consulado Geral da Noruega no Rio de Janeiro trazem para as telas do CCBB a produção cinematográfica norueguesa da atualidade. A mostra apresentará, nas cidades de Rio de Janeiro e São Paulo, dramas, comédias, documentários, e filmes de aventura, destinados aos públicos adulto e jovem.

O destaque dessa edição fica por conta da exibição inédita no Brasil de episódios da terceira temporada da webserie Skam, aclamada internacionalmente. Curadoria da Embaixada Real da Noruega em Brasília.

Confira a programação completa no fôlder da mostra.

Classificação Indicativa de acordo com o filme.

EXPOSIÇÃO

50 anos de Realismo – do Fotorrealismo à Realidade Virtual

Local: subsolo, térreo, 1º, 2º, 3º e 4º andares

Até 14 de Janeiro de 2019

Quarta a segunda, 9h às 21h

A exposição, com cerca de 90 obras, de 30 artistas entre brasileiros e estrangeiros, tem como ponto inicial a realidade e sua representação através da pintura, da escultura e da realidade virtual nos últimos 50 anos.

A proposta possui um caráter de ineditismo, pois o fenômeno da representação da realidade na arte contemporânea nunca foi tratado partindo do fotorrealismo, sendo este aprimorado no hiper-realismo, seguido da perspectiva de expansão futura da realidade virtual. Curadoria de Tereza de Arruda.

Classificação indicativa: livre.

Entrada franca.

Visitação com hora agendada

Opção de visitação com hora agendada pelo aplicativo “Eventim” (Apple Store e Google Play) e em culturabancodobrasil.com.br ou na bilheteria do CCBB, mediante disponibilidade.

IDEIAS

Flexões Performáticas: Gênero, Número e Grau

Local: Auditório e cinema

8 e 9 de Dezembro

Sábado – Performances, 17h e 18h. Debate, 19h.

Domingo – Oficina, 11h

Flexões Performáticas tem por objetivo difundir a linguagem da performance por meio de apresentações inéditas de artistas convidados de diversas regiões do país. As apresentações serão seguidas de debate e oficina, tendo como fio condutor os temas “Gênero, Número e Grau”.

São seis eventos, de novembro de 2018 a abril de 2019, um por mês. Neste mês, as artistas Maíra Vaz Valente (SP) e Rubiane Maia (ES), dentro do tema Número, vão tratar das noções de corpo individual e corpo coletivo, trazendo à tona as ideias de público e privado.

Confira a programação completa no fôlder do projeto

Classificação indicativa: 16 anos

Entrada franca.

Papo Torto ao Vivo

Local: Cinema

9 de Dezembro

Domingo, 14h

Celebrando dois anos de existência, o podcast Papo Torto realiza gravações ao vivo e abertas ao público no CCBB São Paulo, possibilitando a interação com a plateia. Cada gravação conta com um convidado especial do meio artístico. Apresentação do youtuber PC Siqueira e os comediantes Gus Lanzetta e Julio Pacheco.

Classificação Indicativa: 16 anos.

Entrada franca mediante retirada de senha a partir de uma hora antes do início do evento.

MÚSICA

Férias Musicais no CCBB

Local: Área externa em frente ao CCBB

13, 14, 20 e 21 de Dezembro

Quintas e sextas, 13h e 19h

Ciclo de apresentações em comemoração ao Natal, onde, dando início a um encontro do CCBB com os movimentos artísticos de rua e da periferia de São Paulo, cada uma das apresentações conta com a participação especial de cantores de projetos sociais ligados à música.

O Coral La Capella Divina mescla seu repertório de temas Spirituals e Natalinos com uma base de Rap e Hip Hop. O projeto tem sequência, em janeiro, com apresentações de um artista de rap que convida músicos e artistas atuantes na cena do hip hop e representantes desse movimento que, desde a década de 1980, vem rompendo as barreiras e os preconceitos, ampliando o seu alcance para além das periferias das grandes cidades.

Classificação Indicativa: livre

PROGRAMA EDUCATIVO

Local: Térreo

1 a 30 de Dezembro

Quarta a segunda

O Programa CCBB Educativo  - Arte e Educação desenvolve ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

A programação dialoga com as exposições e demais agendas do Centro Cultural Banco do Brasil. Destina-se a todos os públicos com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte e da cultura.

Até 14 de janeiro de 2019 as atividades do Programa CCBB Educativo dialogam com a exposição “50 anos de realismo – Do fotorrealismo à realidade virtual”.

Consulte a programação completa no site www.ccbbeducativo.com ou na bilheteria.

-------------------------------------------------------

Agendamento de Grupos

O agendamento de grupos pode ser feito pelo telefone (11 3113-3649) ou pelo email ccbbsp.agendamento@gmail.com em visitas que contam com os atendimentos e mediação por educadores.

Classificação indicativa: livre

Entrada franca.

-------------------------------------------------------

Espaço de Convivência

O Espaço de Convivência convida o público ao encontro, à pausa, ao diálogo acessível a todos, acolhendo as pessoas nas suas singularidades e diferenças. Com esse espaço, o CCBB Educativo busca formas de cumprir o compromisso com a acessibilidade, a diversidade, a inclusão e o protagonismo dos diferentes públicos.

E oferece aos visitantes informações e elementos básicos para realização de uma visita autônoma às exposições.

Local: 1º andar

TEATRO

Carmen, a grande pequena notável

Local: Teatro

Até 26 de Janeiro de 2019

Sábado, 11h

A temporada entra em recesso de 16.12.2018 a 11.01.2019

Espetáculo musical que conta a história da cantora Carmen Miranda, de sua chegada ao Brasil ainda criança, passando pelas rádios, suas primeiras gravações em disco, pelo cinema brasileiro e o Cassino da Urca, ao estrelato nos filmes de Hollywood.

Inspirado no livro homônimo infanto-juvenil de Heloísa Seixas e Julia Romeu, o espetáculo conta e canta para toda a família os 46 anos de vida dessa pequena notável que levou a música e a cultura brasileira para os quatro cantos do mundo. Elenco: Amanda Acosta, Daniela Cury, Fabiano Augusto, Luciana Ramanzini, Maria Bia e Samuel de Assis. Músicos: Betinho Sodré, Maurício Maas, Marco França e Monique Salustiano. Direção Musical: Ricardo Severo. Direção: Kleber Montanheiro.

Duração: 70 min

Classificação indicativa: Livre – indicado para maiores de 5 anos

Por Leonardo Guarniero - Sp Assessoria de Imprensa

Colaborador na RMF/OnLine

#CCBB #Programação

8 visualizações

   ®2020 by Revista Mundo da Fama On Line