• RMF/Fábio Cezanne

O pianista Cristian Budu abre, dia 13 de Setembro, série de Concertos na Casa Firjan


A Casa Firjan vem abrindo uma série de cinco apresentações gratuitas até Dezembro, saiba mais...

Aos 30 anos, estrela em ascensão, o paulista vencedor do Concurso Clara Haskil 2013 leva obras de Schumann e Chopin ao novo espaço

Em 2013, quando venceu um dos mais prestigiosos concursos de piano no mundo – o Clara Haskil, na Suiça -, Cristian Budu perdeu o anúncio dos classificados para a finalíssima, que ele venceria em seguida.

Tinha ido jantar com a família, convencido de que não havia chance de ganhar. Cinco anos depois, morando na ponte Brasil-Alemanha e com a agenda repleta, ele já se estabeleceu como umd os brasileiros mais talentosos da nova geração.

Budu abre a temporada de concertos na Casa Firjan – nova série e também novo espaço para a música no Rio - na quinta-feira, dia 13, às 19h30.

Este primeiro concerto, excepcionalmente, terá entrada gratuita, com inscrições pelo site www.firjan.com.br/casafirjan.

Nos seguintes, os ingressos serão populares (R$ 10). A série tem programados mais quatro concertos até o fim do ano, com a curadoria do compositor João Guilherme Ripper.

Cristian Budu

Fotosdivulgação

Nascido em Diadema, São Paulo, filho de romenos, Cristian Budu revelou muito cedo seu talento, tocando Beethoven de ouvido no piano que o pai dedilhava.

Aperfeiçoou-se na USP, com Eduardo Monteiro, e foi bolsista laureado no New England Conservatory, em Boston (para onde retornou para o programa Artist Diploma). Ganhou diversos concursos nacionais (Prelúdio, concurso Nelson Freire) e projetou-se internacionalmente ao vencer o prestigiosíssimo Concurso Clara Haskil, na Suíça – o único brasileiro vencedor na história da competição, que laureou nomes como Richard Goode, Christoph Eschenbach, Mitsuko Uchida e Evgeni Korolyov. Detalhe: o Clara Haskil premia apenas um concorrente – às vezes, nenhum. Budu recebeu ainda dois prêmios nessa edição, incluindo o do público.

Desde a estada em Boston, Cristian se dedica também a saraus em residências, numa forma de reunir músicos para tocar em pequenos grupos. A partir dessa experiência, criou no Brasil o projeto Pianosofia, que congrega músicos em ensaios coletivos para fazer música de câmera nas residências.

“Fazer música de câmera é uma alegria para o ouvinte e mais ainda para o músico, que passa a tocar e ao mesmo tempo ouvir em sintonia fina com o putro músico. E acordamos muitos pianos mudos nas casas”, diz Budu.

Para o concerto carioca, Budu escolheu duas peças que são, por assim dizer, coletâneas de momentos, compostas por Robert Schumann (1810-1856) e Fréderic Chopin (1810-1849). Kreisleriana (escrita em 1838), de Schumann, reúne oito movimentos; os Prelúdios, de Chopin, enfileiram 24 miniaturas, cada uma delas numa tonalidade.

Fotosdivulgação

As duas peças – que Budu considera seus carros-chefe – percorrem alternadamente estados de espírito de luz e sombra, esperança e medo; as diferentes atmosferas estão refletidas em cada peça da Kreisleriana de Schumann e no arco estrutural dosPrelúdios.

“Robert Schumann tinha um emocional bipolar e reflete essa montanha-russa na peça, batizada em homenagem ao personagem do escritor alemão E.T.A. Hoffmann, o músico Johann Kreisler”, explica o pianista. “Já Chopin começou a compor os Prelúdios num momento de doença, de se ver entre a vida e a morte. À alegria se segue uma peça muito fúnebre, por exemplo”.

Arquitetura, patrimônio e música de concerto

Fotosdivulgação

“A associação de música de concerto e arquitetura é adotada em todo o mundo como estratégia de promoção da música de concerto e valorização do patrimônio histórico”, lembra João Guilherme Ripper, curador da série de concertos.

A Casa Firjan, inaugurada dia 3 de Agosto, é o antigo Palacete Linneo de Paula Machado, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, adquirida pela Firjan em 2011 e restaurada com extremo cuidado.

A Casa transformou-se, assim, de residência elegante de uma das famílias mais conhecidas do Brasil em centro de atividades culturais e de formação e pesquisa na inovação tecnológica da indústria criativa. Além do ambiente histórico, o espaço conta com um anexo em estilo contemporâneo, projetado pelo arquiteto André Lompreta de Oliveira.

Fotosdivulgação

A edificação produz, ao mesmo tempo, integração dos espaços e um espetacular contraste com o casarão de 1913. Música, exposições, instalações, palestras, workshops, espaço para treinamento e para pesquisa são atividades programadas.

Nas salas de estar e jantar, acontecem cinco concertos até Dezembro de 2018 (veja a programação abaixo, no serviço); a série abriga música de concerto, jazz, música brasileira instrumental e crossover.

Quinta - 13/9 – Cristian Budu, piano

Programa:

Kreisleriana – R.Schumann

Prelúdios – F. Chopin

SERVIÇO Concerto Cristian Badu Data: Dia 13/09, quinta-feira Horário: 19h30 Entrada gratuita Casa Firjan, Rua Guilhermina Guinle 211, Botafogo Inscrição pelo site www.firjan.com.br/casafirjan

PROGRAMAÇÃO 2018:

18/10 – Quinteto Villa-Lobos

8/11 – Jean-Louis Steuerman, piano - Felipe Prazeres, violino – Marco Catto, viola – Marcus Ribeiro, violoncelo

22/11 – Leo Gandelman Quarteto

6/12 – Orquestra Johann Sebastian Rio

Casa Firjan, um legado para o Rio

Fotosdivulgação

A Casa Firjan tem um modelo de atuação diversificado com o objetivo único de refletir, criar e entregar soluções para os desafios da nova economia.

Como um centro de inovação e empreendedorismo, a Casa Firjan integra uma programação de palestras, laboratórios de tendências e cursos a um ambiente de debate e elaboração de políticas públicas, que contempla ainda uma programação de atividades culturais.

Em um terreno de 10 mil m², na rua Guilhermina Guinle, a Casa Firjan abriga um novo prédio, de arquitetura contemporânea e premiada, e um patrimônio histórico restaurado, que inclui uma casa principal e duas casas geminadas construídas no início do século XX. A visitação continua gratuita durante o mês de Setembro e depois em todas as terças-feiras do ano.

Videodivulgaçãoyoutube

Mais informações Firjan - Assessoria de Imprensa (21) 3239-6330/ 97186-6599 imprensa@firjan.com.br www.firjan.com.br

Por Fabio Cezanne - RJ

Assessoria de Imprensa em Cultura e Arte - Cezanne Comunicação

Colaborador na RMF/OnLine

#CasaFirjan #CristianBudu

8 visualizações

   ®2020 by Revista Mundo da Fama On Line