• RMF/Jade Cady

Biblioteca Estação Leitura, na estação Central do MetrôRio, recebe escritor Marcelo Moutinho


O encontro acontecerá no dia 22 de Março, das 19h30 às 21h, saiba mais...

O escritor Marcelo Moutinho é o convidado da 14ª edição do Encontro com Territórios, na Biblioteca Estação Leitura, localizada na estação Central do MetrôRio.

O encontro, que acontece no dia 22 de Março, das 19h30 às 21h, terá como tema o livro “Ferrugem”, cujo assunto é a paisagem humana, os grandes dramas corriqueiros, a vida que passa.

A abertura do evento conta com a presença da consagrada atriz Beth Goulart, que fará uma leitura do livro " A hora da estrela", de Clarice Lispector.

A autora serviu de inspiração para Beth atuar, interpretar e dirigir a peça “Simplesmente Eu, Clarice Lispector”, espetáculo premiado nos anos 2009 e 2010. Dez exemplares do livro serão sorteados para o público.

Após essa apresentação, acontecerá um bate-papo com Marcelo Moutinho, comandado pelo jornalista e poeta Claufe Rodrigues.

Fotodivulgação

O escritor vai autografar 80 exemplares, que serão distribuídos gratuitamente aos participantes do encontro e aos leitores da biblioteca.

O livro “Ferrugem”, que ano passado conquistou o Prêmio Clarice Lispector, da Biblioteca Nacional, é marcado por personagens ímpares, insuspeitas, inesquecíveis, ainda que aparentemente comuns, como, por exemplo, a moça soro positiva, a caixa de supermercado, que reencontra o antigo namorado e a cobradora de ônibus que dá conselhos amorosos a um passageiro.

"O livro reúne histórias protagonizadas por personagens que vivem no universo da baixa classe média. Cobradoras de ônibus, caixas de supermercados, um cover do Roberto Carlos... Como ponto em comum entre os 13 contos, há o tema da corrosão, já sugerido no título "Ferrugem". A corrosão que o tempo causa nas relações afetivas, em nossos desejos, sonhos, apetites", explica Moutinho.

Para comemorar o mês das mulheres, o tradicional Troca-troca de livros será realizado especialmente com livros de temas e autoras femininas.

A biblioteca Estação Leitura completou quatro anos de funcionamento em Fevereiro de 2018, com atendimento diário ao público e resultados significativos.

De Fevereiro de 2014 a Fevereiro de 2018, foram catalogados 4.302 livros, cadastrados 5.231 leitores, emprestados

26.703 livros e realizadas 9.168 renovações em mais de 75 mil atendimentos, além de 105 eventos literários.

Fotodivulgação

A Estação Leitura é uma biblioteca popular, localizada na estação Central do MetrôRio, sendo a estação mais movimentada do sistema, que tem integração com a rede ferroviária da cidade, sendo assim, o projeto atende a um público variado, moradores do Rio de Janeiro e municípios vizinhos, tais como Duque de Caxias, Belford Roxo, Queimados, Nova Iguaçu, Nilópolis.

A faixa etária de leitores é entre 18 e 90 anos (e ainda pais que pegam livros infantis/juvenis para seus filhos), homens e mulheres com as mais diversas atividades profissionais: diaristas, aposentados, vendedores, jornalistas, fisioterapeutas, estudantes, professores, médicos, escritores, entre outros.

A Estação Leitura incentiva a cultura através do acesso gratuito a livros, aos talk-shows e às atividades literárias.

Tem o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e do MetrôRio, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS, conta com apoio do Instituto Invepar e a realização da Oldemburg Marketing Cultural.

O atendimento é gratuito ao público e realizado às segundas e sextas-feiras, das 8h às 14h e às terças e quintas, das 14h às 20h com os serviços de cadastro, devolução e empréstimo de livros por até sete dias.

A biblioteca dispõe de catálogo digital do acervo na página oficial do projeto (Facebook -www.facebook.com/estacaoleiturametrocentral) e catálogo de consulta por título, autor e assunto/gênero, na própria biblioteca.

SERVIÇO:

Encontro com Territórios: “Ferrugem”

Local: Biblioteca Estação Leitura, na Estação Central do MetrôRio

Data: 22 de Março

Horário: 19h30

Evento gratuito

Para recebimento do livro, serão distribuídas 80 senhas, que devem ser retiradas duas semanas antes do evento, na biblioteca Estação Leitura, localizada na estação Central do MetrôRio.

No dia do evento, basta apresentar a senha no mesmo local para receber o livro e participar da sessão de autógrafos.

Por Jade Cady - RJ

Colaboradora na Revista Mundo da Fama On Line

#Ferrugem #Territórios #MarceloMoutinho #MetrôRio

8 visualizações

   ®2020 by Revista Mundo da Fama On Line