• RMF/Rozangela Silva

Nota de condolência - falecimento de Carlos Alberto Caó de Oliveira


Caó foi um dos mais importante e atuantes membros do movimento negro do Brasil.

É com grande pesar, que recebi a triste notícia do falecimento do nosso grande companheiro e amigo Carlos Alberto Caó de Oliveira, um dos maiores defensores da igualdade racial no Brasil.

Jornalista, advogado, um verdadeiro defensor dos direitos humanos, nos deixou aos 76 anos de uma longa e brilhante jornada de luta e combate contra os resquícios coloniais que ainda reverberam no nosso pais.

Militante do movimento negro brasileiro, foi autor da Lei 7.437/1985, que tornando transgressão penal o preconceito de raça, cor, sexo e estado. Como deputado, foi responsável pela inclusão do Artigo 5º, na Carta Magna de 1988, que tornou a pratica do racismo como crime inafiançável e imprescritível.

Caó é referência para todas as vertentes dos movimentos negros, e Caó nos deixou um dos maiores instrumentos para o combate à intolerância religiosa e para fomentarmos leis inclusivas em todas as esferas politicas e sociais.

Caó, assim como Abdias do Nascimento, Lélia Gonzales e outros companheiros e companheiras que nos deixaram, agora é a luz que nos guiará frente aos inúmeros desafios de transformar o nosso planeta em lugar possível e plural onde as diversidades o respeito e a tolerância possam ser a base das nossas relações sociais e políticas.

Deixamos aqui expressas as nossas mais sinceras condolências por esta estimável perda.

Por Rozangela Silva - RJ

Ass. e Comunicação

Colaboradora na revista Mundo da Fama On Line

#CarlosAlbertoCaódeOliveira #Jornalista #advogado #direitoshumanos

5 visualizações

   ®2020 by Revista Mundo da Fama On Line